Maltodextrina

Maltodextrina

Existe toda uma série de lendas e dúvidas relacionadas ao uso de carboidratos. Qual o melhor momento para consumi-los, como consumir, entre outras perguntas, são sempre recorrentes, principalmente para quem está começando a malhar. Mas afinal, o que é mito e o que é verdade em relação aos carbos?  E a maltodextrina, como é vista nesse cenário?

O que é Maltodextrina

A Maltodextrina é chamada de carboidrato complexo que tem sua origem no Amido do Milho. Para você entender a diferença, fazem parte dos carboidratos simples os monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), os dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo etc). Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, e produzem um aumento súbito da taxa de glicose no sangue. Os exemplos mais comuns de alimentos que são fontes de carboidratos simples são as frutas e os vegetais, o mel, o xarope de milho, o leite e seus derivados (queijo, iogurte, etc.), e os açúcares.

Os monossacarídeos contêm apenas uma molécula de açúcar. Os dissacarídeos são compostos pela união de duas moléculas de açúcar (por exemplo: sacarose contém uma molécula de frutose e outra de glicose). Os oligossacarídeos contêm de 2 a 20 unidades de monossacarídeos.

Os carboidratos complexos são aqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos (amido, celulose). Devido ao tamanho da molécula, esses carboidratos são digeridos e absorvidos com mais lentidão, aumentando devagar a taxa de glicose no sangue. Entre os carboidratos deste grupo estão arroz, pão, batata, massas e fibras.

O mesmo acontece com a malto dextrina. Sua absorção pelo organismo é lenta, o que faz com que ela libere a glicose gradualmente no sangue e forneça energia durante uma atividade física de longa duração.

Maltodextrina

A maltodextrina ajuda a dar pique e energia para treinos pesados

Malto Dextrina

Os suplementos de maltodextrina são uma fonte eficaz e econômica de energia para pessoas que praticam atividades físicas. Ela inclusive auxilia na absorção das proteínas e outras substância quando utilizada em conjunto com suplementos de proteína ou mesmo whey protein.

Tanto a maltodextrina quanto a dextrose são muito eficientes para repor o glicogênio muscular e como meio de transporte de nutrientes para dentro das células, causando um pico de insulina. A maltodextrina ainda evita a catabolização (perda de massa magra) e auxilia na recuperação e reposição energética.

Maltodextrina engorda?

Se não for usada corretamente e nos momentos em que ela é necessária, a maltodextrina engorda. Como a média de calorias nas dosagens diárias de maltodextrina é relativamente alta, com algo em torno de 400 calorias, e pessoas que fazem treinos leves muitas vezes sequer gastam isso nos seus exercícios, é importante utilizá-la com bastante cuidado. Para quem treina pesado ela é ideal, mas se você não faz exercícios intensos e malha com a intenção de perder peso, é melhor evitar. Um detalhe importante: a maltodextrina não deve ser usada por pessoas portadoras de diabetes.

Maltodextrina como tomar

Como a maltodextrina deve ser tomada? A dica é que você tenha uma boa alimentação no pré-treino, consumindo alimentos saudáveis e balanceados, e consuma a maltodextrina no pós-treino. Se você ingere a malto após o treino, vai repor todo o carboidrato perdido durante a atividade, quebrando assim o catabolismo promovendo o anabolismo com o aumento da insulina circulante. Além disso, como falamos anteriormente, ela ajuda na absorção das proteínas e demais substâncias, como a creatina.

Qual a dose certa de malto? A dosagem ideal no pós-treino é a de 1 grama de carboidrato (malto + dextrose ou só maltodextrina) para cada kg de peso corporal.

Maltodextrin

O suplemento 100% Maltodextrin, da empresa Athletica, é composto por uma mistura de dextrina e maltose, obtida por hidrólise parcial enzimática. Uma colher de sopa do suplemento possui em média 40 calorias, e cada porção do Maltodextrin possui 39g de carboidratos.

Maltodextrina ou Dextrose

Qual a diferença entre malto e dextrose? Na prática, as diferenças não são tão grandes assim. A dextrose, conhecida pela maioria de nós como glicose, é a principal fonte de energia do corpo, e bem sabemos disso quando ficamos sem comer nada por muito tempo e começamos a sentir fraqueza, tonturas, e outros sintomas de esgotamento energético. A dextrose é considerada um carboidrato simples, diferente da maltodextrina que é um carboidrato complexo.

A dextrose ou glicose é o açúcar essencial que o corpo humano produz a partir da ingestão de proteína, a gordura e o carboidrato, com a maior "fatia" tendo origem no carboidrato. A dextrose, por ser um carboidrato simples com alto índice glicêmico é digerida rapidamente, estimulando a liberação da insulina. Já a malto tem digestão um pouco mais lenta.

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6 comentários
  1. Flavia
  2. ana silva
  3. Bruno
  4. lucimar soares
  5. Kamila Dior
  6. Daiane

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