Maltodextrina engorda?

A maltodextrina é um carboidrato, e temos a pré concepção de que todo carboidrato engorda, certo? Talvez não seja exatamente assim. A presença de carboidratos no nosso organismo é essencial, e só pode ser suprimida em situações especiais, como em dietas à base de proteína, tal como a dieta cetônica por exemplo. Se consumidos em excesso ou de maneira errônea, os carboidratos podem de fato engordar, mas como isso acontece exatamente, principalmente no caso específico da maltodextrina? Maltodextrina engorda?

Benefícios da maltodextrina

A Maltodextrina é um carboidrato complexo, diferente dos carboidratos simples como as frutas e os vegetais, o mel, o xarope de milho, o leite e seus derivados (queijo, iogurte, etc.), e os açúcares.

Maltodextrina engorda?

Maltodextrina engorda?

Os carboidratos complexos são digeridos e absorvidos com mais lentidão devido ao tamanho da sua molécula, e vão aumentando devagar a taxa de glicose no sangue. Entre os carboidratos deste grupo estão os alimentos como arroz, pão, batata, massas e fibras, e no grupo também encontra-se a maltodextrina. Por sua absorção pelo organismo ser lenta, ela libera a glicose gradualmente no sangue e fornece energia durante atividades físicas de longa duração. ela também ajuda a frear o catabolismo, que é a perda de massa magra.

Quando devo tomar maltodextrina?

Quando tomar maltodextrina para que os resultados sejam positivos? Consumi-la após os treinos permite repor todo o carboidrato perdido durante a atividade interrompendo o catabolismo. Além disso, tomar após o treino aumenta a insulina circulante, o que promove o anabolismo.

Maltodextrina engorda?

Por ser um carboidrato a maltodextrina engorda? A resposta é: depende.

Se não for usada corretamente, a maltodextrina pode sim causar ganho de peso. A média de calorias presentes nas dosagens diárias de maltodextrina é de algo em torno de 400 calorias, e pessoas que treinam leve muitas vezes não chegam a gastar isso nos seus exercícios, o que resulta em ganho de peso após algum tempo.

Aproveite o melhor da maltodextrina

Aproveite o melhor da maltodextrina

Por isso, é importante utilizá-la com bastante cuidado, e seu uso é indicado principalmente para quem treina pesado. Se você não faz exercícios intensos e malha com a intenção de perder peso, é melhor evitar a ingestão da maltodextrina.

Como devo tomar maltodextrina?

A dosagem ideal de maltodextrina no pós-treino é a de 1 grama de carboidrato (malto + dextrose ou só maltodextrina) para cada kg de peso corporal. 70 kg = 70 gramas, por exemplo.

Antes do treino, opte por fazer refeições com alimentos de baixo índice glicêmico, como lentilhas, amendoim, cenoura, pipoca, arroz branco, kiwi, macarrão, maçã, iogurte, entre outros.

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