Triglicerídeos

Chegou a época do ano em que fazemos o check-up de rotina e o médico pede uma série de exames. Após pegar os resultados, uma surpresa: os níveis de triglicerídeos encontram-se acima do limite considerado normal. Afinal, o que isso significa? Por que os triglicérides aumentam ou saem do limite? O que são triglicerídeos?

Entenda como os triglicerídeos agem e o que fazer para mantê-los na linha!

O que são triglicerídeos?

Os triglicérides ou triglicerídeos são um tipo de molécula de gordura. Sua principal função é a produção de energia para o funcionamento do organismo. Eles circulam na nossa corrente sanguínea e são armazenados no tecido adiposo do corpo. Eles são a principal gordura originária da nossa alimentação, mas podem também ser sintetizados pelo organismo.

Triglicerídeos: como eles agem no nosso organismo?

Triglicerídeos: como eles agem no nosso organismo?

As gorduras são importantes em nosso organismo, pois elas são responsáveis por fornecer energia ao corpo, proteger os nossos órgãos, preservar e manter o calor do organismo, além de auxiliar no transporte e absorção de algumas vitaminas.

Triglicerídeos Alto

Como demos o exemplo ali em cima, você vai ao médico e descobre que está com a taxa de triglicerídeos alta. Isso significa o que, exatamente?

Níveis elevados de triglicérides podem desencadear o aparecimento de doenças do coração e pancreatite, além do aumento do fígado e do baço. Por essa razão, é importantíssimo que as taxas de triglicérides devem sempre permanecer dentro do limite recomendado.

Esse aumento é causado principalmente pela má alimentação. O excesso de ingestão de gordura, doces e álcool é um fator de risco, bem como o sedentarismo e o peso elevado.

Triglicerídeos Baixo

E quando o nível de triglicérides fica baixo demais em vez de alto? O triglicérides baixo também oferece alguns riscos para nosso organismo. As causas para o baixo nível de triglicérides podem ser:

- dieta com níveis muito baixos de gordura

- desnutrição

- problemas na absorção de nutrientes pelo organismo

- hipertireoidismo

Exame de triglicerídeos

Para saber como os triglicerídeos andam se comportando no seu corpo, o médico deve solicitar um exame específico. O exame de triglicerídeos é feito pelo sangue coletado em laboratório, e o resultado dele deve ser interpretado pelo seu médico.

Os valores de referência neste exame são:

- Normal: menor que 150 mg/dL
- Um pouco elevado: de 150 a 199 mg/dL
- Alto: de 200 a 499 mg/dL
- Muito alto: 500 mg/dL ou maior

Como baixar triglicerídeos

Como o aumento de triglicérides é mais comum do que os níveis muito baixos desta gordura, a principal dúvida relacionada ao assunto é: como baixar triglicerídeos?

Esteja acima do peso ou não, quem tem a taxa de triglicerídeos alta é obrigado a enfrentar um regime bastante rigoroso para evitar problemas como infarto e derrame.

Diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, e evitar o consumo de bebida alcoólica são os primeiros passos para baixar triglicerídeos. Se necessário e conforme orientação médica, pode ser utilizada medicação específica.

Faça escolhas saudáveis

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Dieta para triglicerídeos alto

O que deve ser consumido e o que deve ser evitado em uma dieta para triglicerídeos alto?

É preciso evitar:

- Leite integral
- queijos amarelos e requeijão processado
- Manteiga, margarina, creme de leite
- Alimentos enlatados
- Camarão, lagosta e frutos do mar
- Frios e embutidos
- Miúdos (fígado, coração, rim)
- Açúcar e doces
- Amendoim
- Bacon, toucinho, torresmo e similares
- Bebidas alcoólicas
- Frituras e massas que não sejam integrais
- Maionese
- Gema de ovo
- Molhos prontos

É recomendado o consumo:

- Leite desnatado
- Ricota ou queijo fresco
- Iogurte ou coalhada desnatados
- Carnes magras, peito de frango e filé de peixe
- Óleo de girassol ou canola
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada)
- Macarrão integral
- Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca
- Frutas, verduras e legumes
- Margarina e requeijão light
- Pães em quantidade moderada
- Adoçante
- 2 a 3 litros de água por dia

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