Triglicerídeos

Chegou a época do ano em que fazemos o check-up de rotina e o médico pede uma série de exames. Após pegar os resultados, uma surpresa: os níveis de triglicerídeos encontram-se acima do limite considerado normal. Afinal, o que isso significa? Por que os triglicérides aumentam ou saem do limite? O que são triglicerídeos?

Entenda como os triglicerídeos agem e o que fazer para mantê-los na linha!

O que são triglicerídeos?

Os triglicérides ou triglicerídeos são um tipo de molécula de gordura. Sua principal função é a produção de energia para o funcionamento do organismo. Eles circulam na nossa corrente sanguínea e são armazenados no tecido adiposo do corpo. Eles são a principal gordura originária da nossa alimentação, mas podem também ser sintetizados pelo organismo.

Triglicerídeos: como eles agem no nosso organismo?

Triglicerídeos: como eles agem no nosso organismo?

As gorduras são importantes em nosso organismo, pois elas são responsáveis por fornecer energia ao corpo, proteger os nossos órgãos, preservar e manter o calor do organismo, além de auxiliar no transporte e absorção de algumas vitaminas.

Triglicerídeos Alto

Como demos o exemplo ali em cima, você vai ao médico e descobre que está com a taxa de triglicerídeos alta. Isso significa o que, exatamente?

Níveis elevados de triglicérides podem desencadear o aparecimento de doenças do coração e pancreatite, além do aumento do fígado e do baço. Por essa razão, é importantíssimo que as taxas de triglicérides devem sempre permanecer dentro do limite recomendado.

Esse aumento é causado principalmente pela má alimentação. O excesso de ingestão de gordura, doces e álcool é um fator de risco, bem como o sedentarismo e o peso elevado.

Triglicerídeos Baixo

E quando o nível de triglicérides fica baixo demais em vez de alto? O triglicérides baixo também oferece alguns riscos para nosso organismo. As causas para o baixo nível de triglicérides podem ser:

- dieta com níveis muito baixos de gordura

- desnutrição

- problemas na absorção de nutrientes pelo organismo

- hipertireoidismo

Exame de triglicerídeos

Para saber como os triglicerídeos andam se comportando no seu corpo, o médico deve solicitar um exame específico. O exame de triglicerídeos é feito pelo sangue coletado em laboratório, e o resultado dele deve ser interpretado pelo seu médico.

Os valores de referência neste exame são:

- Normal: menor que 150 mg/dL
- Um pouco elevado: de 150 a 199 mg/dL
- Alto: de 200 a 499 mg/dL
- Muito alto: 500 mg/dL ou maior

Como baixar triglicerídeos

Como o aumento de triglicérides é mais comum do que os níveis muito baixos desta gordura, a principal dúvida relacionada ao assunto é: como baixar triglicerídeos?

Esteja acima do peso ou não, quem tem a taxa de triglicerídeos alta é obrigado a enfrentar um regime bastante rigoroso para evitar problemas como infarto e derrame.

Diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, e evitar o consumo de bebida alcoólica são os primeiros passos para baixar triglicerídeos. Se necessário e conforme orientação médica, pode ser utilizada medicação específica.

Faça escolhas saudáveis

Faça escolhas saudáveis

Dieta para triglicerídeos alto

O que deve ser consumido e o que deve ser evitado em uma dieta para triglicerídeos alto?

É preciso evitar:

- Leite integral
- queijos amarelos e requeijão processado
- Manteiga, margarina, creme de leite
- Alimentos enlatados
- Camarão, lagosta e frutos do mar
- Frios e embutidos
- Miúdos (fígado, coração, rim)
- Açúcar e doces
- Amendoim
- Bacon, toucinho, torresmo e similares
- Bebidas alcoólicas
- Frituras e massas que não sejam integrais
- Maionese
- Gema de ovo
- Molhos prontos

É recomendado o consumo:

- Leite desnatado
- Ricota ou queijo fresco
- Iogurte ou coalhada desnatados
- Carnes magras, peito de frango e filé de peixe
- Óleo de girassol ou canola
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada)
- Macarrão integral
- Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca
- Frutas, verduras e legumes
- Margarina e requeijão light
- Pães em quantidade moderada
- Adoçante
- 2 a 3 litros de água por dia

19 comentários
  1. Posted by thereza christina cardoso machao da costa
  2. Posted by thereza christina cardoso machao da costa
  3. Posted by laila Cerqueira da hira
  4. Posted by Fernando
  5. Posted by rosangela Tesser Campos
  6. Posted by Lione Bernardes Ferreira
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  16. Posted by Joice
  17. Posted by Neilson lopes
  18. Posted by sandra folmer
  19. Posted by claudete

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