Triglicerídeos alto

Apesar de menos "famosas" que o colesterol, as taxas de triglicerídeos alto também podem afetar seriamente o organismo. Se não controladas, elas aumentam os riscos de doenças coronarianas e até de desenvolver diabetes ou doenças do pâncreas.

Os triglicerídeos, que também recebem o nome de triglicérides ou triésteres, são um tipo de gordura proveniente da ingestão de carboidratos e de gordura. Quando eles estão com os níveis elevados no organismo essa disfunção recebe o nome de hipertrigliceridemia.

Causas

Os níveis de triglicerídeos podem se elevar por diversos motivos, como a predisposição genética, a presença de algumas doenças, dietas hipercalóricas e alimentação desequilibrada, obesidade, diabetes mellitus, hipotireoidismo, insuficiência renal crônica, consumo excessivo de álcool, entre outras razões.

Aimentação desequilibrada é uma das causas do triglicerídeos alto

Aimentação desequilibrada é uma das causas do triglicerídeos alto

Males do triglicerídeos alto

Os males do triglicerídeos alto são silenciosos em grande parte das vezes, e quando aparecem, podem até ser fatais. Níveis elevados de triglicérides podem causar doenças coronarianas, pancreatite, e aumento do fígado e do baço.

Triglicerídeos alto sintomas

Antes que o aumento na taxa de triglicerídeos seja detectado por meio de exame, alguns sintomas podem indicar que há desequilíbrio desta gordura em nosso organismo. Apesar de na maioria das vezes esse aumento ser silencioso, alguns sintomas de triglicerídeos alto mais comuns são os xantomas.

Os xantomas são lesões benignas amareladas, formadas por depósitos de pequenos materiais gordurosos sob a superfície da pele. Normalmente aparecem nas pálpebras superiores e próximo ao canto interno dos olhos. Para prevenir o aparecimento dessa lesão, os limites dos triglicerídeos devem estar sempre controlados.

Exame de Triglicerídeos alto

É possível detectar a elevação dos níveis de triglicerídeos no organismo por meio da dosagem de triglicérides, que é solicitada pelo seu médico e feita por meio de amostra de sangue colhido em laboratório.

Os valores de referência neste exame são:

- Normal: menor que 150 mg/dL
- Um pouco elevado: de 150 a 199 mg/dL
- Alto: de 200 a 499 mg/dL
- Muito alto: 500 mg/dL ou maior

Apenas seu médico pode interpretar o exame corretamente, com base no seu histórico clínico.

Como reduzir Triglicerídeos Alto

A causa mais comum do aumento nos triglicerídeos é a dieta. A má alimentação, tanto em pessoas magras quanto as que estão acima do peso, desencadeia não só o aumento dos triglicerídeos como o aumento do risco que eles trazer quando estão desnivelados.

Diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação bastante regrada e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, e evitar o consumo de bebida alcoólica são os primeiros passos para reduzir triglicerídeos alto. Em muitos casos também é necessário o uso de medicação específica para cada caso, conforme recomendação médica.

Dieta para Triglicerídeos Alto

Existe alguma dieta para triglicerídeos alto que seja mais indicada? Na realidade quem pode determinar isso é seu médico ou um nutricionista. Porém, em linhas gerais, alguns alimentos são recomendados para baixar os níveis da gordura, enquanto outros devem ser evitados ao máximo.

Veja quais deles devem entrar e quais devem sair da sua dieta.

Evite:

- Leite integral
- queijos amarelos e requeijão processado
- Manteiga, margarina, creme de leite
- Alimentos enlatados
- Camarão, lagosta e frutos do mar
- Frios e embutidos
- Miúdos (fígado, coração, rim)
- Açúcar e doces
- Amendoim
- Bacon, toucinho, torresmo e similares
- Bebidas alcoólicas
- Frituras e massas que não sejam integrais
- Maionese
- Gema de ovo
- Molhos prontos

Alimentação equilibrada ajuda a tratar o triglicerídeos alto

Alimentação equilibrada ajuda a tratar o triglicerídeos alto

Consuma:

- Leite desnatado
- Ricota ou queijo fresco
- Iogurte ou coalhada desnatados
- Carnes magras, peito de frango e filé de peixe
- Óleo de girassol ou canola
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada)
- Macarrão integral
- Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca
- Frutas, verduras e legumes
- Margarina e requeijão light
- Pães em quantidade moderada
- Adoçante
- 2 a 3 litros de água por dia

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6 comentários
  1. Posted by maria aurea
  2. Posted by Luiza
  3. Posted by ana celia
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  5. Posted by MARINEIDE
  6. Posted by lucineide

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