Farinha de Feijão Branco

Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o feijão nosso de cada dia guarda muito mais benefícios do que imaginamos. Cada região do país tem uma preferência: feijão preto, rosado, carioca, branco... E é em deles que mora uma das substâncias que tem ajudado muita gente a perder peso e dar um up na saúde em geral: a farinha de feijão branco, que, como o nome já diz, é extraída do feijão branco. Mas quais são as propriedades dela?

O que é a Farinha de Feijão Branco?

O feijão branco é um dos mais consumidos por nós brasileiros. Além de estar presente em pratos típicos e considerados mais "pesados", como a dobradinha, ele também é bastante utilizado em saladas e sopas, pratos mais leves.

Farinha de Feijão Branco

Além de delicioso, o feijão branco é fonte de proteína que emagrece

O feijão branco possui em si uma proteína chamada faseolamina, que é extraída para uso a partir da transformação dos grãos do feijão em farinha. A farinha do feijão branco é rica nessa substância, que promete ajudar a perder gordura corporal.

Faseolamina

A faseolamina é uma glicoproteína que inibe a ação da enzima alfa-amilase, que é responsável por transformar carboidrato em glicose (amidos). Com a inibição dessa enzima, os amidos não são digeridos nem armazenados, e são enviados diretamente ao intestino, onde são eliminados através das fezes. Dessa forma, a faseolamina emagrece quem a utiliza.

Para que serve a Farinha de Feijão Branco?

A farinha de feijão branco é rica em faseolamina, que é a substância emagrecedora encontrada no alimento. Além de reduzir a absorção dos carboidratos que poderiam ser acumulados em forma de gordura, a ingestão da farinha de feijão-branco ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Farinha de Feijão Branco emagrece mesmo?

Mas será que a farinha de feijão emagrece mesmo, ou é só mais uma moda passageira no mundo das dietas? Ela não só ajuda a emagrecer como também auxilia no controle da diabetes por conta da ação da faseolamina, que inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

No emagrecimento, ela age mais ou menos da seguinte forma: se tomarmos uma colher rasa de farinha de feijão branca meia hora antes de consumirmos um prato de macarrão de 200 gramas,  será como se tivéssemos consumido uma porção de 160 gramas do macarrão. Ou seja: cerca de 20% do que comemos não é absorvido pelo organismo com o uso da farinha.

Posso fazer Farinha de Feijão Branco em casa?

Você mesmo pode fazer farinha de feijão branco em casa: lave 250 gramas de feijão branco e deixe secar bem ao sol, ou por cima de folhas de papel toalha perto de alguma janela que receba um pouco de sol. Depois triture no liquidificador e peneire. Armazene em um frasco bem seco e tampado.

Farinha de Feijão Branco

A farinha de feijão branco é aliada na perda de peso

Como tomar Farinha de Feijão Branco?

Caso prefira a facilidade dos suplementos que já vem prontos para o consumo, a recomendação de como tomar farinha de feijão branco é a mesma para quem faz a sua farinha em casa: a quantidade ideal de consumo diário é uma colher de chá rasa diluída em 100 ml de água ou suco duas vezes ao dia, 30 minutos antes do almoço ou jantar.

Há alguma contra indicação no uso da Farinha de Feijão Branco?

Existem efeitos colaterais da farinha de feijão branco? Alguma contra-indicação no uso da faseolamina?  Não consuma a farinha de feijão branco durante muito tempo sem dar uma pausa para o organismo. Use por, no máximo, 30 a 40 dias, e ingira apenas uma colher bem rasa de chá antes do almoço e do jantar, diluída em uma pequena quantidade de água. O consumo excessivo pode causar diarreias e excesso de gases, então nada de exageros!

1 comentário
  1. Posted by Benedita A . F

Deixe um comentário