Dieta cetônica

Zero de carboidratos na dieta e até menos sete quilos em uma semana. Essa é a promessa da dieta cetônica, que tem caído nas graças de quem pretende eliminar com rapidez os quilos a mais. Mas como funciona essa dieta? Ela é segura? Qualquer um pode fazer a dieta cetônica? Saiba tudo aqui!

O que é a dieta cetônica?

A dieta cetônica possui esse nome pois estimula o corpo a produzir substâncias cetônicas (também denominados de corpos cetônicos) por meio da restrição da ingestão de carboidratos. Os corpos cetônicos facilitam a queima da gordura que está acumulada em nosso corpo.

Saiba como funciona a dieta cetônica

Saiba como funciona a dieta cetônica

O que é a cetose?

A cetose ocorre quando o pâncreas converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia, acelerando a perda de peso. Nosso corpo inicia o processo de cetose quando fica aproximadamente 3 dias sem receber a ingestão de qualquer tipo de carboidrato. Quando esse processo é iniciado, a perda de peso começa a acontecer rapidamente. Para que seja interrompida a cetose, basta comer qualquer quantidade de carboidrato, por menor que seja.

Dieta do cetônico

A dieta cetônica ou dieta do cetônico é dividida em fases, e deve ser seguida à risca para dar certo. Ela também é chamada de regime cetônico, e é composta basicamente por gorduras e proteínas

Nesta dieta, você pode comer o quanto quiser, desde que o alimento a ser consumido não possua carboidratos em sua composição.

Como funciona a dieta cetônica

A primeira fase da dieta cetônica é a que exige mais disciplina e força de vontade. Nela, todo e qualquer tipo de carboidrato deve ser eliminado do cardápio, obrigando o organismo a iniciar um processo de cetogênese, que resulta na produção dos corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos geram energia a partir da quebra dos ácidos graxos, e com isso a gordura acumulada no corpo passa a ser usada como fonte de energia. É aí que a dieta cetônica emagrece o indivíduo de forma mais acelerada.

Na segunda fase, é possível ingerir até 20 gramas de carboidratos por dia, não sendo permitido ultrapassar esse limite. Nesse período, a fome diminui naturalmente, o que facilita o processo de manutenção da dieta.

Na última fase, as coisas ficam mais fáceis: frutas que tenham menos que 10% de carboidratos na composição já são liberadas, permitindo que o cardápio fique mais variado.

Cuidados com a dieta cetogenica

Durante a dieta cetônica é importante ter alguns cuidados. Não interrompa a prática de exercícios, mesmo que você tenha que diminuir a carga durante as primeiras semanas para não se sentir fraco. Não esqueça de tomar muita água, no mínimo um litro e meio por dia, para evitar a desidratação. Sempre coma, pois quando a cetose se inicia, a fome some e você pode se desnutrir.

A dieta cetônica pode ser mantida por no máximo 15 dias sem interrupção, e depois disso ela deve ser pausada por pelo menos três dias. Insistir e prosseguir com a dieta mais tempo que o recomendado pode acarretar problemas à saúde!

Quem pode fazer a dieta cetônica

Se a sua saúde é boa, e está tudo em dia com seus exames, você pode fazer a dieta cetônica. Basta ser maior de 18 e menor de 60 anos e seguir tudo direitinho.

Quem não deve fazer a dieta cetogenica

Se você tem algum problema de fígado, não deve fazer a dieta cetônica, pois há o risco de sobrecarga deste órgão. Qualquer outro problema de saúde também deve ser conversado com o seu médico antes de iniciar a dieta, por segurança.

Se durante a dieta você sentir náuseas, fadiga, desidratação, enjoo e dores de cabeça, pare imediatamente e retome sua alimentação normal.

Dieta cetônica alimentos permitidos

Os seguintes alimentos podem ser consumidos em todas as fases da dieta, à vontade:
- repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa.
- café, chá de ervas, limonada (sem açúcar), refrigerantes diet ou light sem carboidratos na formulação.
- creme de leite, bacon, ovos, linguiça de porco, carnes (vaca, peixe, frango, porco), presunto cozido, queijo, nata, nozes.

Os seguintes alimentos podem ser consumidos com moderação após os primeiros 15 dias:
- frutas que tenham menos que 10% de seu peso em carboidratos: abacate, abacaxi, caju, carambola, castanha-do-pará, leite de coco, figo, goiaba, jaca, limão, maracujá, melão, morango, pêssego.

Os queijos são permitidos na dieta cetônica

Os queijos são permitidos na dieta cetônica

Dieta cetônica cardápio

Abaixo, uma sugestão de cardápio  da dieta cetônica para facilitar o início do seu regime.

Café da manhã:
- Omelete simples ou com queijo e presunto ou ovos mexidos ou ovos com bacon;
- Chá gelado ou café com adoçante;
- Presunto;
- Queijo;
- Salaminho.
Almoço:
- Salpicão com maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu, vagem e tomate;
- Carne de vaca, porco, frango, peixe ou frutos do mar
- Ovos mexidos, ovos com bacon ou ovos cozidos;
- Omelete simples ou com queijo e presunto.
Lanche:
- Chá ou café com adoçante;
- Queijo;
- Salame;
Jantar:
- Saladas;
- Carnes;
- Queijos.
- Gelatina diet.

É importante ressaltar que, após o término da dieta, você deve manter uma alimentação equilibrada. Se você voltar a comer carboidratos em excesso, o organismo corre o risco de entrar no famoso "efeito sanfona", que é a perda e o ganho de peso em sequência.

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