Dicas de Musculação

Sem a prática da musculação, é praticamente impossível moldar e definir o corpo de acordo com um objetivo seja ele qual for. Sem boas dicas de musculação e sem os exercícios especialmente elaboradas para o trabalho dos diversos grupos musculares, nem homens e nem mulheres poderão conquistar a forma física desejada e o fortalecimento do corpo.

Quem aumentar a massa muscular, para definição e até mesmo para estimular a queima da gordura corporal e a perda de peso, deve ficar de olho em dicas de musculação importantes e aproveitar melhor seus treinos, garantindo uma excelente forma física e a manutenção da saúde.

Vale lembrar que os treinos de musculação devem ser designados por um profissional de educação física, após uma avaliação individual detalhada e da discussão dos objetivos de cada atleta, seja ele iniciante ou um expert.

Dicas de musculação

Dicas de musculação

Dicas de Musculação em Casa

Por diversos motivos, não é todo dia que se pode marcar presença na academia. No entanto, é possível exercitar os músculos em casa de maneira alternativa e não quebrar o ritmo da rotina de treinos. Algumas boas dicas de musculação para prosseguir com o treino em casa é aproveitar o peso do próprio somado à gravidade corpo, criando as sobrecargas necessárias para o trabalho e o desenvolvimento muscular.

É possível trabalhar alguns conjuntos de músculos dos braços, peitoral e costas realizando flexões e também é possível realizar quase todo tipo de abdominais sem a ajuda de aparelhos e cargas (pesos). Já para os músculos dos membros inferiores, vale a pena investir em agachamentos e step, que pode ser feito em um degrau de escada, por exemplo.

Dicas de Musculação e Alimentação

O corpo precisa das quantidades corretas de alimentos energéticos antes e depois dos treinos de musculação, além de uma alimentação correta diária. Caso contrário, os resultados dos exercícios podem não ser alcançados.

  • Pré-treino: consumir carboidratos complexos, como arroz integral, batata doce, lentilha, soja, entre outros. Como esse tipo de carboidrato leva mais tempo para serem digeridos, sua ingestão garante o aporte energético gradual durante o treino, evitando
  • Pós-treino: consumir carboidratos simples, que são rapidamente digeridos e aumentam os índices glicêmicos do organismo. Isso evita que, depois do gasto energético do treino, o corpo pare de consumir reservas de gordura e comece a utilizar suas reservas de proteína – o que causa o catabolismo (perda de massa muscular). Exemplos: arroz e pães brancos, batata, beterraba, aveia, banana, entre outros.

Dicas de Musculação Masculina

A maioria dos homens busca não só definição, mas o processo de aumento da massa muscular. Por isso é importante manter o foco e ter paciência, sem provocar o overtraining. O excesso de exercícios causa lesões e estresse muscular, e em vez de aumentar e definir os músculos, vai impedir que eles cresçam. Além disso, o overtraining pode causar também a perda do rendimento físico, dores de cabeça e musculares, entre outros sintomas indesejados.

Dicas de Musculação Feminina Para Perder Peso

Aliado aos exercícios aeróbicos, a musculação é uma poderosa aliada para ajudar o organismo feminino a eliminar reservas de gordura e perder peso, além de definir a silhueta de um modo geral. Além de colaborar para a formação de massa magra, a musculação fortalece a estrutura muscular. Não ter pressa e se alimentar de maneira adequada é fundamental para alcançar esse objetivo. Não pule refeições ou tente dietas radicais em conjunto com os treinos.

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